Papamóvel vira clínica para crianças da Faixa de Gaza
- há 1 dia
- 2 min de leitura

"Crianças não são números. São rostos, nomes, histórias. E cada uma delas é sagrada". As palavras do Papa Francisco mostram o tamanho do carinho que o pontífice tinha pelas crianças ao longo dos 13 anos à frente da Igreja Católica. E foi para elas que ele deixou um presente: transformar o papamóvel em uma clínica para crianças da Faixa de Gaza.
"Com o veículo, poderemos chegar às crianças que hoje não têm acesso a cuidados de saúde, às crianças feridas e desnutridas. Esta é uma intervenção concreta e que salva vidas em um momento em que o sistema de saúde de Gaza entrou em colapso quase total", escreveu no comunicado à imprensa o secretário-geral da Caritas Suécia, Peter Brune.
Uma reportagem do site Vatican News explicou que este foi o último desejo do Papa, que teria confiado o equipamento à Caritas Jerusalém para fazer as adaptações. O veículo será utilizado por médicos e profissionais de saúde para chegar às crianças nos lugares mais isolados de Gaza, sendo acionado assim que o acesso humanitário for restabelecido.
O veículo recebeu “equipamentos para diagnósticos, exames e tratamento de patologias, incluindo testes rápidos de infecção, instrumentos para diagnosticar enfermidades, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos vitais”.
O ato de amor do Papa é uma forma de fazer o mundo pensar sobre essas crianças que morrem na guerra e daquelas que tentam sobreviver em meio a tantas incertezas, motivadas pelas ideologias e conflitos sociais.
"Este veículo representa o amor, o cuidado e a proximidade de Sua Santidade aos mais vulneráveis, que ele expressou durante toda a crise (... ) não é apenas um veículo (... ) É uma mensagem de que o mundo não se esqueceu das crianças de Gaza", disse Anton Asfar, secretário-geral da Caritas Jerusalém.
Comments