Homem em situação de rua morre de frio no primeiro dia do inverno
- há 6 horas
- 1 min de leitura

O inverno chegou ao Brasil mostrando toda a sua voracidade. Em Pelotas, município localizado na região Sul do Rio Grande do Sul, o domingo, 21, teve temperatura mínima de 1,6°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Nestas condições climáticas, o corpo humano precisa de cuidados para manter os 36,5°C. Se a temperatura corporal fica abaixo dos 35°C, pode provocar hipotermia. Os especialistas explicam que, nessa situação, o indivíduo pode apresentar tremores, dificuldade para respirar, dormência das extremidades e pele pálida. Com isso, o coração e o sistema nervoso podem ser afetados.
Neste 21 de junho de 2026, Gilberto, de 45 anos, que era conhecido pelos companheiros em situação de rua pelo costume de dormir sempre no beco entre a Escola Praça XV e um bar da região, sentiu todos esses sintomas e não resistiu. Quando o corpo foi encontrado, por volta das 11h30, os termômetros da região marcavam 9°C na Rua Barão de Santa Tecla, no Centro.
O Inverno chegou! E agora, José/Maria, para onde?
Bastante debilitado, recebeu ajuda de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O quadro de hipotermia e parada cardiorrespiratória era grave, e ele foi levado ao hospital municipal. Por longos 25 minutos, os socorristas fizeram de tudo para salvar a vida daquele homem que não portava documentos e carregava as dores de ser um invisível para a nação.
A repórter Tamires Brum, do portal G1 RS e RBS TV, escreveu que a “ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e encaminhada à 1ª Delegacia de Polícia de Pelotas, que acompanha o caso”.




Comentários